terça-feira, 13 de abril de 2010

Robinho dos Santos





Robson de Souza, o Robinho, é uma das maiores revelações do futebol brasileiro dos últimos tempos. Natural de São Vicente, no litoral de São Paulo, o garoto foi descoberto cedo. Cedo também foi o seu ingresso no futebol profissional. Com apenas 18 anos já conquistou o Campeonato Brasileiro pelo Santos, quando foi o destaque.

A história de Robinho com a bola de futebol - na época, o futsal – começa no extinto Esporte Clube Beira-Mar, que hoje virou uma quadra que leva o nome do craque. Ainda na categoria mamadeira, ele levava os torcedores ao delírio e os seus adversários ao desespero com os já desconcertantes dribles.


Com nove anos, marcou 73 gols numa única temporada no futebol de salão. Descoberto pelo técnico Roberto Antônio dos Santos, o Betinho, o menino rapidamente trocou o salão pelo campo em 1994 e foi defender a Associação Atlética dos Portuários. De lá para as categorias de base do Santos Futebol Clube, vizinho ao Portuários, não demorou quase nada.

Sempre com o companheiro Diego, Robinho, no seu início no Peixe, ainda era coadjuvante. Na primeira vez que a diretoria ligada ao futebol profissional foi ver um jogo da dupla, era Diego quem mais chamava a atenção. Aos poucos, Robinho ganhou notoriedade e, após o título do Campeonato Paulista sub-17 em 2001, subiu junto com o amigo.


Os santistas não acreditavam que uma mesma safra de garotos daria duas jóias ao clube. O atacante ainda ganhou o aval de Pelé, com quem chegou a treinar na época em que o Rei do Futebol coordenou as categorias inferiores do Santos.

Em 2002, enfim, o Brasil conheceu Robinho. Em menos de um ano, ele deixou de ser promessa para se tornar uma grata realidade do futebol brasileiro. Naquele Campeonato Brasileiro, ajudou o Santos a quebrar uma série de 18 anos sem títulos. Na decisão, contra o maior rival e principal vítima – o Corinthians, Robinho reinou.

Além de fazer gol, mostrou o seu cartão de visita: as famosas pedaladas, drible que o deixou ainda mais em evidência. Em 2003, foi vice-campeão da Copa Libertadores da América. No ano seguinte, voltou a comandar o Santos em mais uma conquista do Brasileirão. Robinho resgatou a alegria que o brasileiro estava acostumado e com saudade no futebol.


Depois de conquistar o Brasil, chegava a hora de buscar novos horizontes. Seu ex-técnico no Santos, Vanderlei Luxemburgo, foi quem abriu as portas da Europa para ele e contratou Robinho para o Real Madrid. Ao chegar à Espanha, o ex-santista já herdou a camisa 10 de um dos mais consagrados times de futebol do mundo.

Pela Seleção Brasileira, Robinho ainda é praticamente um novato. Após o fracasso do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha, quando ele teve poucas oportunidades, o atacante é praticamente nome certo em todas as convocações da CBF e deve seguir assim, e como titular, até o próximo Mundial.


Em 1 de setembro de 2008, Robinho completou uma mudança para Manchester City.


Nenhum comentário:

Postar um comentário