sexta-feira, 16 de abril de 2010

Eucalipto e Meio Ambiente


O eucalipto consome muita água?

A água é essencial para a vida. Nas plantas, ela tem um papel fundamental, pois é um dos componentes necessários para a realização da fotossíntese. Por esse processo ocorre a fixação do carbono atmosférico, na presença de água e luz. Considerando-se qualquer cobertura vegetal, o volume de água que de fato chega ao solo é o resultado da diferença entre a quantidade que chove e a que é interceptada pela copa das plantas. Do volume de água que chega à superfície do solo, parte é infiltrada e outra parte é escoada diretamente para córregos e rios. Da porção infiltrada, também uma parte evapora-se do solo e outra parte é usada pela planta para crescer e se reproduzir.Trata-se da transpiração.A transpiração é, portanto, a evaporação da água empregada nos diversos processos que ocorrem dentro da planta. Ela se dá por meio das folhas, através dos seus estômatos, como são chamadas as estruturas microscópicas responsáveis pela comunicação da planta com a atmosfera.
Como tudo isso ocorre simultaneamente, os processos de evaporação (solo) e de transpiração (planta) podem ser combinados, caracterizando o fenômeno conhecido por evapotranspiração, que reflete efetivamente a quantidade de água que determinado tipo de planta utiliza por unidade de área.

A água que se infiltra pelo solo pode ainda chegar ao lençol freático (posição do perfil do solo onde todos os poros estão saturados com água). Pode também ocorrer o oposto, que é o chamado "fluxo ascendente". Para uma melhor compreensão, todo esse ciclo hidrológico é representado na Figura 3.
O eucalipto consome muita água?
Desde 1995 a Aracruz estuda e quantifica cientificamente os componentes do ciclo hidrológico em uma área representativa de seus plantios de eucalipto no Espírito Santo. Esses estudos fazem parte de uma iniciativa denominada Projeto Microbacia, destinada ao melhor entendimento das relações entre o eucalipto e o ambiente. Esse projeto abrange uma área de 286 hectares, composta por plantios de eucalipto entremeados com florestas nativas. Os estudos envolvem a avaliação de um ciclo completo do eucalipto, do plantio à colheita. É ali que ocorrem diversas experiências, realizadas em parceria com universidades, centros de pesquisa, organizações não governamentais (ONGs) e órgãos ambientais, tanto nacionais como internacionais, que estão relacionados ao final desta publicação. Os estudos especificamente relacionados ao ciclo hidrológico do eucalipto tiveram a importante participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e também do CSIRO, renomada instituição de pesquisa da Austrália.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário