terça-feira, 23 de março de 2010

Itanhandu - Aspectos geográficos, culturais e econômicos

Vegetação

Originalmente, a vegetação itanhanduense consistia na floresta tropical subcadulifólia, mas, com o desenvolvimento econômico, houve a substituição de grande parte por pastagens, o que acabou por conformar uma cobertura predominante de porte herbáceo.

Uma conceituação mais genérica é a denominação de “floresta tropical densa mista”, por apresentar vegetação tropical semelhante à do Vale do Paraíba e da Serra do Mar, mas acrescida de araucárias. Além disso, em regiões mais altas da Serra da Mantiqueira, ocorre formações específicas, os bosques de candeias, e, nos picos, há vegetação de pequeno porte devido à altitude.



Fauna e Flora

Na fauna, ocorre a presença de muitos pássaros (curió, coleirinha, tico-tico, canário da terra, bem-te-vi, joão-de-barro) e peixes (lambari, curimbatá, mandiguaçu). Esses despontam como principais, sendo que algumas espécies necessitam de maior proteção ambiental.

Relevo

Topografia Porcentagem (%)

Plano 2 %

Ondulado 78 %

Montanhoso 20 %

Hidrografia
Principais rios: Rio Passa Quatro, Rio Verde e Ribeirão Itanhandu

Bacia: Bacia do Rio Grande


Patrimônio Cultural

O Conselho do Patrimônio Cultural de Itanhandu tem realizado o inventário de bens móveis e imóveis do município, em parceria com o IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e a Prefeitura Municipal. Seu objetivo é a preservação dos bens que refletem parte da história e da cultura do povo de Itanhandu, como a Estação Ferroviária e a imagem de N. Sra. Conceição, recentemente tombadas.


Economia

A população economicamente ativa está dividida entre os três setores da economia na seguinte proporção:


• Primário (agropecuária, extração vegetal e pesca) - 17,8%;

• Secundário (indústrias) - 30,2%; e

• Terciário (comércio e serviços) - 52%.

Com relação ao setor primário, as culturas do milho e da mandioca despontam como principais plantios da região, sendo importantes para a dinâmica rural. Completam o quadro de produtos de subsistência: café, feijão, banana, laranja e arroz. A pecuária leiteira apresentou uma acentuada queda, tendo em vista o elevado custo dos insumos, os ônus trabalhistas e a baixa remuneração paga aos produtores pelas indústrias de laticínios. Já o fumo em corda praticamente se anulou com a industrialização do cigarro. Ademais, o grande destaque é a criação confinada de galináceos, responsável pelas somas avultadas das granjas.


Quanto ao setor secundário, as principais indústrias presentes em Itanhandu enquadram-se nos ramos de vestuário, calçados, químico, alimentício (laticínios, fábricas de bebidas e alambiques) e cerâmica.


O setor terciário, por sua vez, sempre se mostrou forte em Itanhandu, pelo fato do município estar localizado entre várias cidades da nossa microrregião. Além disso, o comércio foi favorecido, desde os primórdios, pelo Caminho Velho da Estrada Real, depois, pela Estação de Capivari da Ferrovia Minas e Rio e, atualmente, pelas rodovias.


Informações Complementares

As belezas naturais e paisagísticas do município de Itanhandu são um atrativo a mais para a prática de esportes. Estes incluem o montanhismo, o ciclismo e as caminhadas pelas trilhas da região. Há a opção de realizar essas atividades ocasionalmente e através de eventos oficiais. Os passeios a cavalo também integram o universo de possibilidades nas terras itanhanduenses, percorrendo itinerários como a Serra do Condado e outros caminhos ecológicos.


O Rio Verde é outra valiosa alternativa em meio à paisagem da Serra da Mantiqueira. Suas paragens mesclam trechos de poços propícios ao nado com as peculiares quedas de cachoeiras. Esse curso d’água pode ser utilizado como palco de descidas de bóia, práticas de canoagem ou simples desfrutes junto à natureza. Dessa forma, em Itanhandu, as modalidades esportivas tornam-se ainda mais agradáveis, podendo ser realizadas em grupo ou, até mesmo, individualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário