terça-feira, 23 de março de 2010

Itanhandu - História

O município de Itanhandu surgiu no princípio do século XVIII a partir de uma pequena aglomeração de casas em torno das sedes das antigas fazendas da Barra e do Rio Verde, as quais se localizavam aos pés da Mantiqueira e eram banhadas pelos rios Verde e Passa Quatro. Por volta de 1870, o arraial, contando já com regular número de moradores, passou a ser denominado de “Barra do Rio Verde”. Das primeiras pessoas que habitaram o município, encontramos registro das famílias: Caetano, Monteiro, Almeida, Campos, Zaroni, Guedes, Carneiro, Santiago, Scarpa, Pereira, Bustamante, Carvalho, Pinho, Braga, Lopes e Midões.

Em 1882, o arraial da Barra do Rio Verde acompanhou a chegada dos ferroviários que iniciaram a construção da Ferrovia Minas e Rio. Esta ligaria a localidade aos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e daria acesso a outras cidades mineiras. O tráfego foi inaugurado em 1884 por Dom Pedro II e a nova estação ferroviária denominou-se ”Capivari“, por ser escoadouro do Distrito de Santana do Capivari, integrante do município de Pouso Alto. Assim, o arraial da Barra do Rio Verde passou a ser denominado de “Estação de Capivari”.

Somente em 1904, a população mudou o nome da estação e do povoado para “Itanhandu”, denominação de um afluente do Rio Verde. O nome dado, de origem tupi-guarani, significa: “ITA” = pedra; “NHANDU” = corredeira, riscos, ema ou aranha, favorecendo as seguintes interpretações “pedras que correm” ou “seixos rolados", “pedras riscadas” ou “seixos raiados”, “ema na pedra” ou ”ema de pedra”, “aranha na pedra” ou “aranha de pedra”. Essas possíveis significações, segundo os etimólogos, precisariam ser comprovadas pela presença, no passado, desses elementos no local, habitado anteriormente pelos indígenas. Além dessas versões, os antepassados também reconhecem para Itanhandu os significados de “pássaro na pedra” e, até mesmo, “pássaro de pedra”, argumentando o fato de haver grande quantidade de pássaros sobre as pedras do Rio Itanhandu.

Em 1911, o povoado de Itanhandu foi elevado a distrito, pertencente ao município de Pouso Alto, pela Lei Estadual n° 556, de 30 de agosto de 1911. Em 1918, foi criado o Ginásio Municipal Sul-Mineiro, inicialmente denominado Colégio Itanhandu, que passou a funcionar em 03 de fevereiro de 1919. Centro de atração cultural de toda a região, o Ginásio contribuiu para a formação cultural e moral de diversas gerações itanhanduenses. No ano de 1923, Itanhandu torna-se município e, em 1940, foi construída a Casa de Caridade e Assistência à Maternidade e Infância de Itanhandu, trazendo benefícios à cidade e à região Sul-Mineira e, foi, neste mesmo ano, que Itanhandu foi elevado à Comarca.

Um comentário:

  1. Obrigada pela informação! Me ajudou bastante em meu trabalho! Agora entendo por Itanhandu se chama Itanhandu! Muito obrigada! Sucesso!

    ResponderExcluir