sexta-feira, 26 de março de 2010

Itanhandu - As placas e os totens da Estrada Real


 1 - PADRE ANDRÉ JOÃO ANTONIL (1649-1716): ESTE JESUÍTA ITALIANO, NO LIVRO CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL (1711), ESCREVEU A 1ª REFERÊNCIA AO TERRITÓRIO DE ITANHANDU, AO MENCIONAR A ESTALAGEM DO RIO VERDE NO TRAJETO DOS BANDEIRANTES.



2 - FAZENDA DO RIO VERDE: SEU 1º DONO FOI O PORTUGUÊS ANTÔNIO MENDES DA SILVA. NO SÉCULO XVIII, A CASA DA SEDE SITUAVA-SE À MARGEM DO CAMINHO VELHO, DE FRENTE PARA A MANTIQUIERA E COM FUNDOS PARA O RIO VERDE, NA ATUAL PRAÇA DA MATRIZ.



2.1- TERRENO QUINTAL: NO FINAL DO SÉCULO XVIII, ISABEL MENDES DESMEMBROU O TERRENO QUINTAL DA FAZENDA RIO VERDE. EM 1988, ESSE TERRENO FOI DIVIDIDO ENTRE OS HERDEIROS DE JOSÉ CAETANO MACIEL, FAVORECENDO O SURGIMENTO DA ATUAL ITANHANDU.



3 - FAZENDA DA BARRA: SEU 1º DONO FOI O PORTUGUÊS CAETANO FERREIRA DA COSTA. NO SÉCULO XVIII, COMERCIAVA À MARGEM DO CAMINHO VELHO, NO ALTO PERTO DO ATUAL HOSPITAL DE ITANHANDU E DO VAU DO RIO VERDE, POR ONDE PASSAVAM OS BANDEIRANTES.



3.1 - A CONSIDERAR:



SEDE DA FAZENDA DA BARRA: SEU DONO, NO SÉCULO XIX, FOI O PORTUGUÊS MANOEL DE OLIVEIRA E SILVA, CONHECIDO POR MANOEL DA BARRA. NA CASA DA SEDE, CONSTRUÍDA POR ELE EM 1842, MANTEVE UM PRÓSPERO NEGÓCIO, CONCORRENDO COM CAPIVARI.



4 - FAZENDA DO VIRA-MUNDO: UM DE SEUS DONOS FOI O PORTUGUÊS CUSTÓDIO RIBEIRO PEREIRA GUIMARÃES, O LEGENDÁRIO CHAPADA. NO SÉCULO XVIII, COMERCIAVA À MARGEM DO CAMINHO VELHO, NO ALTO QUE SEPARA O VALE DO RIO VERDE DO VALE DO CAPIVARI.



4.1 -  A CONSIDERAR:



FAZENDA JARDIM: FOI UMA DAS PROPRIEDADES DO LEGENDÁRIO CHAPADA. NO SÉCULO XVIII, SITUADA NA SERRA DA MANTIQUEIRA, NO ATUAL MUNICÍPIO DE ITANHANDU, COMPUNHA COM O CURRAL FALSO E OUTRAS FAZENDAS A GIGANTESCA FAZENDA DA CHAPADA.



5 - ESTRADA DE FERRO MINAS E RIO: ORIGINOU-SE DE UMA CONCESSÃO, FEITA EM 1875, AO BRIGADEIRO JOSÉ VIEIRA COUTO DO MAGALHÃES E AO VISCONDE DE MAUÁ, COM O NOME DE ESTRADA DE FERRO RIO VERDE. FOI INAUGURADA, EM 1884, POR DOM PEDRO II.



6 - CAPELAS E IGREJAS: EM 1889, É LEVANTADA A 1ª CAPELA. EM 1898, É DOADO O TERRENO, ONDE, EM 1895, FOI ERIGIDA A 2ª CAPELA. ENTRE 1906 E 1922, A CAPELA É TRANSFORMADA EM IGREJA. E, EM 1961, É CONCLUÍDA A CONSTRUÇÃO DA ATUAL MATRIZ.



7 - NOMES DE ITANHANDU: FORTALECIDO PELA ESTAÇÃO DE CAPIVARI, QUE LHE DEU O NOME EM 1884, O POVOADO DE ITANHANDU, ASSIM DESIGNADO EM 1904, EM ALUSÃO AO RIO HOMÔNIMO, ERA CHAMADO DE BARRA DO RIO VERDE, DEVIDO À SUA POSIÇÃO GEOGRÁFICA.



7.1 - TOPONÍMIA DE ITANHANDU: JUSTAPOSIÇÃO DE ITA + NHANDU. ITA = PEDRA; NHANDU = EMA OU ARANHA, DONDE EMA OU ARANHA DA PEDRA OU PEDRA EM FORMA DE EMA OU ARANHA. HÁ OUTRAS POSSIBILIDADES, TAIS COMO: CONJUNTO DE PEDRAS, PEDREGAL.



A CONSIDERAR:



7.2 - ESCOLHA DO NOME DE ITANHANDU: EM 1904, APÓS COGITAREM OS NOMES DE IMBIRI, NOVO HORIZONTE, NOVA AURORA E ESTRELA DO SUL, OS VEREADORES DA ESTAÇÃO DE CAPIVARI, VISANDO A EMANCIPAÇÃO, CONSEGUIRAM RENOMEAR O POVOADO COMO ITANHANDU.



8- INDEPENDÊNCIA DE ITANHANDU: COM A CHEGADA DO TREM, EM 1884, ITANHANDU CRESCEU RÁPIDO, EMANCIPOU-SE DO DISTRITO DE CAPIVARI, EM 1911, E DO MUNICÍPIO DE POUSO ALTO, EM 1923, E TORNOU-SE TERMO JUDICIÁRIO EM 1938 E COMARCA EM XXXX.



9 - GINÁSIO SUL-MINEIRO: FUNDADO EM 1918 POR FILADELFO SOUSA NILO, COM O APOIO DA SOCIEDADE PROTETORA DO ENSINO DE ITANHANDU, ESTE GINÁSIO FOI EQUIPARADO AO COLÉGIO PEDRO II, PROVISORIAMENTE, EM 1923, E, PERMANENTEMENTE, EM 1932.



10 - ELECTRICA: PUBLICADA EM 1927 E 1928, ESTA REVISTA MODERNISTA TEVE DEZ NÚMEROS. SEU DIRETOR FOI HEITOR ALVES, POETA CARIOCA, RADICADO EM ITANHANDU. COLABORARAM POETAS MODERNISTAS, COMO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, E AUTORES LOCAIS.



11 - 1ª SEMANA RURALISTA DO BRASIL: FOI REALIZADA EM ITANHANDU NO ANO DE 1934. O PAVILHÃO FOI INSTALADO NO HOTEL AMÉRICA, QUE FICAVA NA PRAÇA DA MATRIZ. ATÉ HOJE, ITANHANDU É CONHECIDA POR SUAS EXPOSIÇÕES AGROPECUÁRIAS.



12 - AVICULTURA DE POSTURA: FOI INTRODUZIDA EM ITANHANDU NA DÉCADA DE 1950. AS GRANJAS MAIORES PERSISTIRAM E O MUNICÍPIO TORNOU-SE O 1º PRODUTOR DO ESTADO E, NA DÉCADA DE 2000, VOLTOU A SER A CAPITAL DO OVO EM MINAS GERAIS.



13 - CIDADE DAS ARTES: ITANHANDU É CONHECIDA PELA SUA ATIVIDADE ARTÍSTICA. ALÉM DE UM VIGOROSO ARTESANATO, O MUNICÍPIO JÁ FOI SEDE DE UMA REVISTA MODERNISTA E TEM UM DOS MAIS TRADICIONAIS FESTIVAIS DA CANÇÃO DO SUL DE MINAS DESDE 1969.



14 - GEOGRAFIA DE ITANHANDU: LOCAL: SUL DE MINAS GERAIS. COORD.: 22º 17’ 40” SUL E 44º 50’ 20” OESTE. ÁREA: 143 KM2. POPULAÇÃO: 14.205 HAB. ALT. DA SEDE: 900 METROS. PICO DOS TRÊS ESTADOS: 2.665 METROS. CLIMA: TROPICAL DE ALTITUDE.



15 - RELIGIOSIDADE ITANHANDUENSE: ITANHANDU TEM UMA CULTURA RELIGIOSA CRISTÃ. ALÉM DISSO, É CONSIDERADA A CIDADE DAS ARTES PELOS EUBIOTAS, COMPONDO, JUNTAMENTE COM SÃO LOURENÇO E MAIS SEIS CIDADES, O CENTRO ENERGÉTICO DO SUL DE MINAS.

Fonte: Secretaria de Turismo de Itanhandu

Nenhum comentário:

Postar um comentário