terça-feira, 23 de março de 2010

Itanhandu

Conhecer Itanhandu é o mesmo que fazer uma viagem pelo tempo.

Itanhandu, durante o Ciclo do Ouro, foi caminho de tropas e tropeiros, por onde passavam as riquezas das minas com destino à Coroa, e, na década de 1930, resistência contra a invasão paulista ao território mineiro. É, hoje, passagem de caminhantes e aventureiros pelo caminho velho da Estrada Real.

No passado, a fama dos seus fazendeiros e fazendas trouxe a essas terras ilustres visitantes, como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Governador Valadares e outros bravos brasileiros. Com isso, a Fazenda Jardim ganhou da imprensa o nome de Pousada de Presidentes. Na década de 80, as vacas do seu rebanho se tornaram Miss Leite B. E, hoje, seus torneios leiteiros e a Exposição Agropecuária de Itanhandu revelam a cada evento a qualidade do seu gado bovino.

Hoje, Itanhandu se destaca na avicultura, com uma produção de 40 ovos por segundo, tornando assim a capital mineira de produção de ovos e a segunda do Brasil.

Além disso, Itanhandu é terra de muita arte, artistas e artesãos, onde a mão faz da fibra natural cestas, do barro arte, da madeira obras e dos retalhos belas colchas.

Em Itanhandu, as trilhas são para amazonas, cavaleiros, bikers, jipeiros, caminhantes e aventureiros, que podem escalar grandes pedras e rochedos.

A gastronomia vai de quitutes e quitandas, por pratos caipiras e sofisticados, até os doces caseiros e chocolates artesanais.

E, ao cair da noite, os visitantes podem ter a surpresa de encontrar músicos, cantores, seresteiros, bandas e folias.

Itanhandu é natureza, é gente, é cultura mineira.

Visite o site de Itanhandu: www.itanhandu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário