sábado, 6 de agosto de 2011

Lendas Folclóricas

OBS.: Clique no desenho e copie para imprimir e colorir

BOTO ROSA 

De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.


BUMBA-MEU-BOI 

Quando a Mãe Catarina fica grávida, ela só tem um desejo: comer a língua ou o coração de um boi. Como na casa de Mãe Catarina, não tem boi, seu marido sai procurando um. O primeiro que encontra ele mata. Só que, antes que a Mãe Catarina realize seu desejo, aparece o dono do boi, fala que ele era de estimação, fica furioso e quer seu boi vivo outra vez, custe o que custar. Então, sai todo mundo a procura de um médico ou curandeiro para ressucitar o boi. E, assim que ele é ressucitado, começam as "brincadeiras"ao redor dele. Todos cantam, dançam, representam, e o boi faz investidas contra as pessoas que estão por perto e que, por um motivo ou outro, não são de sua simpatia. Há outras variantes.


  CURUPIRA

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira. 


IARA 


Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
  


LOBISOMEM

 

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
MULA-SEM-CABEÇA


 Contam que a mula-sem-cabeça surge no momento em que uma mulher namora ou casa com um padre. Como castigo pelo pecado cometido, transforma-se neste ser monstruoso.

 
 VITÓRIA-RÉGIA
 
Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la. Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão em um momento onde Naiá não mais queria comer nem beber nada, só admirar a Lua. Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada. Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

 SACI-PERERÊ

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Fonte: Google imagens e Sua Pesquisa

4 comentários:

  1. Adorei! Já imprimir todos! Muito boa essa idéia, as crianças adoram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que a postagem ajudou!!! O folclore é um tema que encanta crianças e adultos, e ensinar sobre essas histórias é uma forma maravilhosa de conhecer nossa cultura.

      Excluir
  2. adorei a lenda do curupira por que ele protege o que existe de mais legal no mundo que é a natureza e os animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Essa lenda é muito interessante e proteger a natureza é fundamental.

      Excluir